27/06/08

LEMBRANÇAS - A MÚSICA DOS FILMES [1]

.



Ennio Morricone - A Missão
Imagem-
daqui

2 comentários:

Unknown disse...

Que boa lembrança, porque também me lembrei deste filme há uns dias atrás...
.
Duas personagens tão diferentes, tão marcantes...
.
Uma história que só podia acabar mal...
.
Fez-em pensar quando queria ser missionária e tinha 3 a 4 anos de idade...
.
Fez-me chorar, pela inutilidade dos gestos solidáios, quando os poderes não querem.
.
Aliás, não resisto, nunca, a rever este filme e já nem sei qual das duas personagens é o santo e/ou o pecador...
.
Que, da santidade, eu pouco sei... mas sei que os dois actores estiveram no seu melhor, rodeados pela selva amazónica e aquela multidão de índios sul americanos, pequeninos e lindos. Dizimados. Todos.
.
Talvez, porque, se estivesse lá, naquele momento da História, eu teria ficado, também, até ao fim.
.
[Beijo....]
.

Tinta Azul disse...

Coincidências. Só agora vi o comentário que deixaste no pulsar daqui a propósito do post que te fez lembrar este filme.
Eu lembrei-me do filme por me ter lembrado da música.
Pelo texto que aqui deixaste valeu a pena termo-nos lembrado.
Eu associo esta música, da qual gosto muito, a um cortejo, de prostesto, pelas ruas do Porto, num dia em que choveu miudinho ensopando-nos até aos ossos. Mas isso ajudou a compor os personagens do cortejo pois íamos todos de túnicas brancas compridas com uma corda ao pescoço - como Egas Moniz e os filhos - a caminho do cepo, onde nos aguardava o carrasco.
Era Ministro da Educação o João de Deus Pinheiro.
Toda a música que acompanhou o cortejo foi escolhida com muito cuidado. Recordo, ainda, desse dia, a Avé Maria de Bach também.
Sei que depois fiquei muito aborrecida porque alguém me gravou outras músicas em cima dessa extraordinária cassete...
Foi há mais de 20 anos.
beijos